terça-feira, 11 de novembro de 2008

Décadas de 60 e 70: A Arte Contemporânea e a expressão de um ideal

Resumo
Este projeto teve como objeto de pesquisa o surgimento e consolidação da Arte Contemporânea, termo que caracteriza os movimentos, estilos e técnicas utilizados na arte durante as décadas de 60 e 70.
O motivo para o desenvolvimento do projeto foi detectar se através da análise das transformações ocorridas na arte das décadas pesquisadas os alunos podem refletir sobre a influência das maneiras de pensar e agir na evolução da arte e como esta influencia a sociedade através de seu poder de comunicação.
O objetivo geral do trabalho é compreender como a Arte Contemporânea foi influenciada e como ela contribuiu nas mudanças na maneira de pensar e agir da sociedade da época de seu surgimento. Também foram traçados alguns objetivos específicos: identificar os movimentos e estilos que caracterizaram a Arte Contemporânea; identificar as características e analisar os movimentos como o Pop Art, Op Art, Land Art,Body Art, Fotorrealismo, Street Art, Minimalismo e Arte Conceitual; analisar a introdução de técnicas como performances e Happenings na criação artística; compreender a importância para os movimentos que integram a Arte Contemporânea em popularizar a arte e analisar a influência do desenvolvimento tecnológico na inserção de novos materiais na criação artística.
A justificativa da pesquisa se encontra na importância de incutir nos jovens de hoje, através da reflexão, um pouco do idealismo e garra dos jovens das décadas de 60 e 70, jovens que transformaram as formas de pensar e agir, quebrando tabus em busca de um mundo mais justo através da expressão artística.
A pesquisa teve como campo empírico a turma do Ensino Médio, 3° ano “A”, da Escola Estadual 12 de Abril, que foi escolhida por possuir noções básicas sobre história da arte e utilização de mídias educativas, fatores de fundamental importância para o desenvolvimento da pesquisa e a etapa de experimentação.
Quanto ao referencial teórico partiu-se da consideração de que quando se fala em arte contemporânea não é para designar tudo o que é produzido no momento, e sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria arte ou uma análise crítica da prática visual. Como dispositivo de pensamento, a arte interroga e atribui novos significados ao se apropriar de imagens, não só as que fazem parte da historia da arte, mas também as que habitam o cotidiano. O belo contemporâneo não busca mais o novo, nem o espanto, como as vanguardas da primeira metade deste século: propõe o estranhamento ou o questionamento da linguagem e sua leitura.
O embasamento teórico constituiu a primeira etapa do procedimento de pesquisa, onde os alunos leram textos sobre o conteúdo a ser trabalhado, e onde também estão esclarecendo dúvidas.
A segunda etapa foi a elaboração de atividades práticas após o estudo de cada movimento e estilo que caracterizam a arte contemporânea, objetivando a melhor compreensão do significado artístico e dos conhecimentos adquiridos durante o processo de embasamento teórico.
Após a elaboração das atividades práticas, partiu-se para a experimentação,onde foi proposto a criação de um vídeo onde os alunos utilizaram o Glam Rock como inspiração aliado as técnicas cinematográficas e as tecnologias disponíveis. Cada aluno ficou responsável pelo desenvolvimento de cada uma das fases da confecção do vídeo.
Nesta fase foi necessário que cada um se inteirasse das técnicas relativas a tarefa que deveriam desempenhar, como técnicas de filmagem, de criação de cenários, figurinos e maquiagens, de iluminação, expressão corporal e edição de vídeos.
Após a conclusão do vídeo, o mesmo foi apresentado no evento que finaliza o projeto interdisciplinar do qual este faz parte, tendo como público toda a comunidade escolar.
No processo de investigação foram utilizados artigos da internet sobre arte contemporânea, bem como, todos os movimentos e estilos que a integram e técnicas de cinema e edição de vídeos. Também foram analisadas as produções artísticas dos principais expoentes da arte contemporânea.
Desse modo pode-se entender que a arte acompanha o homem e sua história em manifestações que refletem o contexto social do momento em que ele está inserido. E, partindo da premissa de que arte é cultura, o estudo de sua produção artística é uma potencial referência aos acontecimentos sociais, políticos e econômicos de cada época.

Nenhum comentário: