segunda-feira, 15 de setembro de 2008

PABLO PICASSO

O artista espanhol Pablo Picasso (25/10/1881-8/4/1973) destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade. Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.
Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.
Na década de 1940, volta ao passado e pinta diversos quadros retomando as temáticas do início de sua carreira. Neste período, passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica. Já na década de 1960, começa a pintar obras de artes de outros artistas famosos: O Almoço Sobre a Relva de Manet e As Meninas do artista plástico
Velázquez, são exemplos deste período.Já com 87 anos, Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida, aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu em 1973 numa região perto de Cannes, na França.





Fonte: http://www.suapesquisa.com/picasso/

10 comentários:

Unknown disse...

O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.


ESPERO QUE TENHÂO GOSTADO XD....

Unknown disse...

O cubismo teve grande importância para a evolução Arte, Muitos artistas, desenvolveram as carreiras de pintor e de escultor. As mudanças na escultura moderna começaram quando ela perdeu sua função comemorativa e deixou de ser utilizada para celebrar idéias religiosas políticas.

Unknown disse...

Nas artes cubistas quem mais marcou foi o artista plastico Pablo picasso .
Pablo`Picasso foi considerado um dos mais importantes artistas plasticos do seculo XX
Pablo Picasso realmente poderia ser a peça chave a importancia principal que o cubismo teve na historia mundial.

Alan_Guitar disse...

O cubismo foi o triunfo das formas geométricas e a desarticulação de volumes, foi a escolha de novas matérias-primas e também o conceito da autonomia da obra de arte.

Unknown disse...

o cubismo foi precursor das mudanças na forma de fazer arte, saindo da arte culta para uma arte mais proxima do popular, e inclusive estruturando varios movimentos como o futurismo e o construtivismo.

Alunos:Kerllin e Jefferson

mauricio disse...

Bem o cubismo foi o mais importante de todos pois foi o que revulocionou os movimentos naquela época...
ele foi o qual fez conque as obras mudassem de cultural para a arte mais próxima ao pessoal ou natural...

Unknown disse...

A proposta cubista centrava-se na liberdade que o artista deveria ter para decompor e compor a realidade a partir de seus elementos geométricos, segundo Picasso, "o trabalho do artista não é cópia nem ilustração do mundo real, mas um acréscimo novo e autônomo".
O cubismo nos expôs uma grande importância, pois com ele, as obras deixaram de ser tão focadas e os pintores acabaram trazendo as suas obras originalidade e naturalidade.

Raquel disse...

O que contribuiu para que as óbras cubistas se tornassem importantes foi a composição com formas em diferentes planos geométricos e angulpos retos que se interceptam e sucedem como se tivessem sido observada de vários angulos. Fazendo assim o cubismo importante para arte, adicionando mais matérias-pimas novas formas de expressão e o conceito de autonomia da óbra de arte.



Alunas: Marta And your friend Raquel *¹²

Unknown disse...

O cubismo teve grande importância para a evolução Arte, Muitos artistas, desenvolveram as carreiras de pintor e de escultor.
Pablo`Picasso foi considerado um dos mais importantes artistas plasticos do seculo XX
Pablo Picasso realmente poderia ser a peça chave a importancia principal que o cubismo teve na historia mundial,e inclusive estruturando varios movimentos como o futurismo e o construtivismo.

Paplo
Nasceu em Málaga, Espanha, e recebeu o nome completo de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso, filho de María Picasso y López e Don José Ruiz Blasco

Telavieira disse...

ótimo, excelente ferramenta de compartilhar trabalhos e ideias.