sábado, 15 de novembro de 2008

Dadaísmo

Monalisa com bigode, de Duchamp

O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí, observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.

Características principais do dadaísmo:

- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
- Irreverência artística;
- Combate às formas de arte institucionalizadas;
- Crítica ao
capitalismo e ao consumismo;
- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
- Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de
artes plásticas;
- Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.



Fonte: www.historiadaarte.com.br/dadaismo.html

2 comentários:

Unknown disse...

Dadaismo (emocional e racional)


Esse movimento literario tem como principal objetivo “aclamar” por uma sociedade sem guerras e uma sociedade com o explendor de um mundo racional .
Era composto por escritores e artistas plasticos que nao queriam ver o seu pais entrar em guerra entao se refugiaram em Zurique .
O dadaismo tem como objetivo deixar de lado a inutilidade,querer simplismante uma arte que se preocupa com o mundo que seja racional ,que esteja alem do fultil que seja alguma coisa bem maior, que seja vida nos pinceis, no lapis,no papel e que seja arte verdadeira.
Com o sentimento de uma mae por um filho com a vontade de uma criança ao pedir doce com alegria de poder estar com a familia e poder ser artista na hora e minuto que queremos poder imaginar e sonhar para poder escrever um livro infantil ate na hora de escrever em um quadro para poder ensinar alguem, pra mim o significado de artista e essse: ser racional e emocional ao mesmo tempo.
E eu acho que era exatamente o que as pessoas que o criaram queria dizer ,pois para ter um mundo racional e preciso primeiro ter sentimentos e afeto.

Unknown disse...

o seu comentario ficou otimo
pois vc deve ser uma pessoa que entende de arte ,uma pessoa visionaria e muito intelectual.
parabens.