segunda-feira, 15 de setembro de 2008

GUERNICA

Pablo Picasso realizou em 1937 uma pintura que se tornou um dos quadros mais célebres da história, e um grito de horror do pintor espanhol contra a guerra.
Trata-se de uma obra mítica, a preto e branco, que mistura homens e animais com expressões atormentadas, Repare como a ausência de outras cores consegue um intenso dramatismo ao compor uma elegía que pretende descrever o caos provocado pela guerra, Um touro, que parece representar a Espanha, uma mãe que chora com o corpo inerte do seu filho nos braços, um soldado destroçado cujo braço conserva um bocado da espada, figuras deformadas, rostos contraídos, pedaços de membros, rodeiam a figura central de um cavalo, desorbitado e retorcido, com um mudo relinche de dor.
Guernica converteu.se no símbolo da barbárie militar e dos horrores de uma Guerra Civil que destruiu a Espanha, causando mais de 500.000 mortos.



Queridos alunos, postem a apreciação de Guernica nos comentários.

PABLO PICASSO

O artista espanhol Pablo Picasso (25/10/1881-8/4/1973) destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade. Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.
Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.
Na década de 1940, volta ao passado e pinta diversos quadros retomando as temáticas do início de sua carreira. Neste período, passa a dedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica. Já na década de 1960, começa a pintar obras de artes de outros artistas famosos: O Almoço Sobre a Relva de Manet e As Meninas do artista plástico
Velázquez, são exemplos deste período.Já com 87 anos, Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida, aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu em 1973 numa região perto de Cannes, na França.





Fonte: http://www.suapesquisa.com/picasso/